Clube de Programação

CODE2Y

É com grande entusiasmo que anunciamos o lançamento do Clube de Programação do IPTA! Este é um espaço feito especialmente para todos os alunos que querem explorar, aprender e se apaixonar pelo universo da programação e da tecnologia.
No CODE2Y, todos terão a oportunidade de aprender novas linguagens de programação, desenvolver habilidades de pensamento lógico e resolver desafios reais por meio de projetos incríveis. O clube é um espaço colaborativo, onde todos são bem-vindos e podem evoluir juntos!

Sigam-nos nas redes sociais em https://www.instagram.com/code2y/

Clube de Ténis de Mesa

Turma24

Este projeto nasce da vontade de alguns elementos desta comunidade em organizar um clube onde todos possam confraternizar entre si e evoluir no ténis de mesa.

Sigam-nos nas redes sociais em https://www.instagram.com/turma24ctm/

Logotipo do clube de Ténis de Mesa
Projeto Educativo

DIVERSIDADE

No âmbito do Projeto Educativo DIVERSIDADE, numa parceria com a Fundação de Serralves e com a Câmara Municipal do Porto, o IPTA organizou, nas novas instalações, a sessão de encerramento deste projeto. Nestas sessões foram abordados temas como Unidade na Diversidade, Diversidade Cultural, Biodiversidade, Diversidade Territorial, Diversidade de Paisagens e Diversidade Artística.

Para esta última sessão, os alunos do 3° ano do Curso Técnico de Multimédia ficaram encarregues de organizar uma série de ações para dinamizar e apresentar uma manhã com diferentes atividades. Produziram um vídeo com fotografias de todas as sessões, apresentaram cartazes sobre cada um dos temas, desenvolveram uma ilustração efémera em sala de aula, realizaram um stopmotion desta ilustração, fizeram decoração do espaço com o material produzido durante as sessões e captaram imagens (fotografias e vídeos) para um making of final.

A manhã contou também com um pequeno coffee break num momento de convívio entre alunos das diferentes turmas, monitores e professores.

Projeto

CIDADANIA

“A escola no seu todo deve assentar as suas práticas quotidianas em valores e princípios de cidadania, de forma a criar um clima aberto e livre para a discussão ativa das decisões que afetam a vida de todos os membros da comunidade escolar”
(Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania).

A cidadania manifesta-se numa atitude, num comportamento e, sobretudo, numa forma de estar e de agir em sociedade e em grupos, tendo em conta as diferenças e individualidades que caraterizam o ser humano e protegendo sempre valores como a igualdade, a democracia e o respeito.

O Projeto da Cidadania e Desenvolvimento nas escolas tornou-se num projeto de extrema importância e necessidade, contribuindo para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, justas, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e discussões saudáveis e no respeito pelos outros, com espírito, crítico, democrático, pluralista e criativo.

DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

O projeto da Cidadania visa várias dimensões que podem ser objeto de trabalho, destacam-se as dimensões para as quais já foram elaborados documentos orientadores para as escolas, por parte da Direção Geral da Educação, tais como, educação para os direitos humanos; educação ambiental/desenvolvimento sustentável; educação rodoviária; educação financeira; educação do consumidor; educação para o empreendedorismo; educação para a igualdade de género; educação intercultural; educação para o desenvolvimento; educação para a defesa e a segurança/educação para a paz; voluntariado; educação para os media; dimensão europeia da educação; educação para a Saúde e a sexualidade.

OBJETIVOS DO PROJETO

  • Desenvolver a capacidade de dialogar e trabalhar em cooperação com os outros;
  • Contribuir para garantir a genuína participação dos alunos nas decisões que lhes dizem respeito;
  • Desenvolver atitudes e valores nas diferentes dimensões de cidadania;
  • Desenvolver a responsabilidade e criatividade;
  • Permitir a descoberta de talentos/aptidões ou a sua busca;
  • Permitir desenvolver diversas competências transversais;
  • Criar hábitos de funcionamento em projeto.
Projeto

IPTA CARREIRA

O Projeto IPTA CARREIRA é desenvolvido em parceria com as nossas entidades de Formação em Contexto de Trabalho e também com o instituto superior de ensino: ISTEC-Porto.

Através do nosso GAEE- Gabinete de Apoio ao Estudante e à Empregabilidade e deste projeto procuramos proporcionar aos nossos alunos oportunidades de carreira quer seja para o ingresso no mundo do trabalho quer seja no prosseguimento de estudos.

Todos os anos é desenvolvida uma palestra pelo ISTEC- Porto que oferece condições especiais de acesso aos nossos alunos apresentando-lhes a possibilidade do prosseguimentos de estudos.
Ao longo do ano são também realizados workshops/ seminários/ palestras e atividades com várias empresas/ entidades no sentido de aproximar os alunos ao mundo do trabalho e de os preparar para o ingresso no mesmo.

Projeto

IPTA MOVIMENTO

No âmbito da disciplina de Educação Física são desenvolvidas, com todas as turmas, atividades físicas em contextos não formais, visando fomentar o espírito de equipa, através de atividades físicas e lúdicas, e promover uma dinâmica de grupo que promova a cultura da escola.

O objetivos deste projeto são:

  • Melhorar a postura;
  • Aumentar a coordenação motora;
  • Diminuir a ansiedade;
  • Reduzir as tensões físicas e psicológicas;
  • Elevar a capacidade de concentração;
  • Estimular a formação de novos neurónios;
  • Melhorar a capacidade cognitiva, a memória e a agilidade de raciocínio;
  • Facilitar o desenvolvimento de competências sociais.

 

Grupo de Educação Física
No passado dia 14.03.2022 o grupo de Educação Física decidiu culminar os três anos da disciplina com as turmas de 3.º ano com um dia radical.
O dia iniciou e culminou com uma caminhada pela serra (pedestrianismo). Pelo meio, foram realizadas duas atividades radicais – rappel e escalada. Ao final do dia, no regresso, ainda foi possível visitar a Gruta Azul que se caracteriza pela sua linda lagoa azul.
Foi um dia em grande, onde os alunos puderam combater alguns dos seus medos e receios sempre com a boa disposição a marcar a ordem do dia.