“A escola no seu todo deve assentar as suas práticas quotidianas em valores e princípios de cidadania, de forma a criar um clima aberto e livre para a discussão ativa das decisões que afetam a vida de todos os membros da comunidade escolar”
(Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania).

A cidadania manifesta-se numa atitude, num comportamento e, sobretudo, numa forma de estar e de agir em sociedade e em grupos, tendo em conta as diferenças e individualidades que caraterizam o ser humano e protegendo sempre valores como a igualdade, a democracia e o respeito.

O Projeto da Cidadania e Desenvolvimento nas escolas tornou-se num projeto de extrema importância e necessidade, contribuindo para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, justas, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e discussões saudáveis e no respeito pelos outros, com espírito, crítico, democrático, pluralista e criativo.

DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

O projeto da Cidadania visa várias dimensões que podem ser objeto de trabalho, destacam-se as dimensões para as quais já foram elaborados documentos orientadores para as escolas, por parte da Direção Geral da Educação, tais como, educação para os direitos humanos; educação ambiental/desenvolvimento sustentável; educação rodoviária; educação financeira; educação do consumidor; educação para o empreendedorismo; educação para a igualdade de género; educação intercultural; educação para o desenvolvimento; educação para a defesa e a segurança/educação para a paz; voluntariado; educação para os media; dimensão europeia da educação; educação para a Saúde e a sexualidade.

OBJETIVOS DO PROJETO

  • Desenvolver a capacidade de dialogar e trabalhar em cooperação com os outros;
  • Contribuir para garantir a genuína participação dos alunos nas decisões que lhes dizem respeito;
  • Desenvolver atitudes e valores nas diferentes dimensões de cidadania;
  • Desenvolver a responsabilidade e criatividade;
    Permitir a descoberta de talentos/aptidões ou a sua busca;
  • Permitir desenvolver diversas competências transversais;
  • Criar hábitos de funcionamento em projeto.